MUNICÍPIO DECRETA LUTO OFICIAL PELO FALECIMENTO DE NOSSO QUERIDO DOM GETÚLIO

Publicado em: Sábado, 01 de Agosto de 2020
Fonte: Gabinete do Prefeito

O Município de Santa Cecília do Pavão recebe com pesar a notícia do falecimento do querido Dom Getúlio Teixeira Guimarães, Bispo Emérito da Diocese de Cornélio Procópio, ocorrido neste sábado, 01 de agosto de 2020.

Dom Getúlio deixa em nossa memória a relevante trajetória de vida sacerdotal, sendo 36 anos dela, dedicados com amor à Diocese de Cornélio Procópio, embalada pela prática do lema “Qui Pertransiit Benefaciendo” (Que passou fazendo o bem).

Aos familiares e amigos, ao Clero e à comunidade católica da Diocese de Cornélio Procópio, ficam prestadas as condolências e a solidariedade de toda a Administração Municipal e de toda a população ceciliense.

O Município, através do Decreto nº 1.799/2020, Decreta Luto Oficial de 03 (três) dias por esta irreparável perda.

      

Breve Biografia

Dom Getúlio Teixeira Guimarães nasceu aos 17 de outubro de 1.937 em Cipotânea, Minas Gerais. Sua Ordenação Sacerdotal data de 04 de agosto de 1.966, em Barbacena. Aos 22 de março de 1.981 acontece a Ordenação Episcopal na cidade de Ponta Grossa, Paraná.

O Papa João Paulo II o elegeu Bispo residencial de Cornélio Procópio. A posse deu-se em 20 de maio de 1.984, com a presença de Dom Carlo Furno, que na época era o Núncio Apostólico do Brasil.

Após 30 anos de dedicação e zelo, Dom Getúlio passou a ser Bispo Emérito 01/06/2014, com a posse do novo Bispo, Dom Manoel João Francisco.

Nos anos que esteve a frente da diocese, Dom Getúlio colocou em prática o seu lema: “Qui Pertransiit Benefaciendo” (Que passou fazendo o bem). Como Pastor zelosíssimo pelo rebanho, incentivou o surgimento de vocações e não se cansou de convidar os leigos a assumirem o seu protagonismo dentro da Igreja.

As prioridades e destaques pastorais assumidos na caminhada evidenciaram a preocupação evangelizadora de Dom Getúlio. Ele convocou e animou os diocesanos (as) para se doarem à missão e a dar um novo impulso à Evangelização.

Fonte: www.dioceseprocopense.org.br